Conselho Rural de Ilhéus comemora 19 anos e anuncia a plantação de 20 mil mudas

Produtores se encontraram para comemorar
Ascom

Dezenove anos atrás, o pequeno agricultor de Ilhéus não tinha a mínima noção da sua capacidade de organização e da sua força de transformação. As comunidades viviam os seus dramas isoladamente. Não tinham pra quem falar nem, tampouco, alguém para ouvir. A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entidade do governo com a missão de promover o desenvolvimento regional por meio da inclusão socioprodutiva, voltava as suas ações para o semiárido baiano. “O governo enxergava o sul da Bahia como uma região rica, pouco conhecia a realidade do nosso campo. Algumas regiões daqui tinham pobreza maior que em algumas regiões do próprio semiárido”, lembra Dero Farias, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Ilhéus.

Foi preciso encampar uma grande luta para se organizar. Reunir as poucas associações rurais – seis - e dar musculatura aos desafios das suas lutas, criando o conselho municipal. A primeira conquista mais forte desta representação foi a instalação de um telefone público na localidade de Maria Jape. De lá para cá, a criação do conselho deu frutos, bons frutos: regularização fundiária, energia elétrica, fábricas, tratores, casas de farinha, pontes, usinas de beneficiamento de leite, escolas. “E o grande legado que podemos comemorar nestes 19 anos de história é o de ter construído a interação e a sinergia entre as comunidades rurais de Ilhéus”, destaca Dero.

“Durante esses anos tivemos grandes desafios e muitas conquistas, principalmente durante os governos de esquerda. E graças a essas conquistas, avançamos, entendendo a nossa capacidade de produção e comercialização e a necessidade de além da política do associativismo e do cooperativismo. Foi assim que constituímos a Coofasulba (Cooperativa  de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura  Familiar do Sul da Bahia)”, revela Dero. O presidente do conselho também destaca as parcerias construídas com instituições como Ceplac. SEBRAE BANCO DO NORDESTE UESC Sindicatos dos Trabalhaores Rurais, governos Municipais, Estadual e Federal.

Hoje o grupo vive a relação de pertencimento e identidade das comunidades rurais, formando mulheres, homens e jovens, provocando as questões de gênero e valorizando a importância de se reunir toda primeira terça-feira de cada mês, para debater a melhoria de vida e formas de acesso a Programas Sociais.

Esta semana, o conselho se reuniu para lembrar a história, comemorar as conquistas e agradecer por mais um aniversário. Reuniu fundadores e membros atuais e anunciou que durante todo este mês vai estimular a plantação de 20 mil mudas frutíferas, numa parceria com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural e o Instituto Biofábrica. A campanha, segundo os organizadores, simboliza a semente da organização socioeconômica que foi plantada 19 anos atrás e que, hoje, gera importantes frutos para o campo e a economia produtiva de Ilhéus.